VILA ALBA RESIDENCE - PORTO SEGURO
   1    2    3    4       5    6   
         

Quem não conseguir rimar Porto Seguro com sossego ou sofisticação, basta pegar uma balsa e atravessar o Rio Buranhém para curtir o astral das vilas do outro lado da margem, como Arraial d´Ajuda e Trancoso. Para os fãs do agito, vale abrir mão das megabarracas, pelo menos por um dia e uma noite, para conhecer os cenários mais bonitos e descolados da Costa do Descobrimento.

Vila mais próxima de Porto, Arraial tem charme de sobra. Foto: Divulgação (Arraial dAjuda Eco Resort)
A vila que nasceu ao redor da igrejinha de Nossa Senhora d´Ajuda fica no topo de um morro. Sendo assim, quem não está motorizado precisa pegar uma Kombi até o centro ou até as praias. Durante o dia, o arraial fica praticamente deserto, já que a região oferece praias para todos os gostos – das badaladas Mucugê e Parracho à charmosa Pitinga, uma enseada de areia fofa, ondas fortes, águas esverdeadas e falésias. À noite, a Rua do Mucugê concentra o burburinho, com bares, restaurantes e lojas que funcionam até altas horas da madrugada.
Casinhas coloridas contornam todo o Quadrado, em Trancoso. Foto: Divulgação (Arraial dAjuda Eco Resort)
As praias de Trancoso contam com o enquadramento perfeito: águas esverdeadas e coqueirais a perder de vista. Mais do que isso, a vila tem um dos cenários mais encantadores da região. Assim sendo, evite conhecê-la através de passeios organizados, que deixam de fora as peculiaridades do lugar. Depois de curtir as praias, o entardecer indica que é hora de seguir para o Quadrado, o centro de Trancoso. O nome vem de um campinho de futebol instalado no meio da vila, em frente à igreja e cercado por casinhas coloridas que abrigam o comércio local. Para almoçar, escolha algum dos restaurantes sob as amendoeiras da praça

Praia do Espelho - Porto Seguro - BA

 

Uma paisagem como essa não precisa de legendas...Paisagens Belíssimas.

É uma praia exótica com pousadas charmosas, uma das praias mais bonitas do Brasil. Os bares e restaurantes na praia oferecem drinks, sucos de frutas, petiscos, frutos do mar, pratos típicos da Bahia e outras sofisticações culinárias num ambiente tranquilo com uma decoração admirável. Na noite de lua cheia o brilho do mar vira uma paisagem inesquécivel. As caminhadas para praias vizinhas (Setiquara, Praia do Outeiro, Jacumá) são recomendaveis quando a maré está baixa. Tem varios mirantes acima as falésias. Desde a Praia do Espelho pode fazer passeios de barco até o Rio dos Frades, Trancoso, Caraíva e Corumbau onde tem recifes de corais para mergulho


localizada nas proximidades de Porto Seguro, é de fato um paraíso ecológico, com águas calmas, recifes e piscinas naturais, areia branca e coqueirais.
Freqüentada por poucos, a Praia do Espelho é envolvida por um clima de paz e tranqüilidade, apesar de oferecer uma charmosa e eficiente estrutura hoteleira e gastronômica.


As praias de Porto Seguro



Antes de escolher a sua praia em Porto Seguro, é preciso saber o que você procura: sossego ou muito, muito agito. Caso a opção seja ficar na tranqüilidade, a dica é seguir em direção a Santa Cruz Cabrália, onde estão as praias menos badaladas da região. É por lá que ficam Mutá (dez quilômetros do Centro de Porto Seguro) e Coroa Vermelha (14 quilômetros, já em Santa Cruz Cabrália), com bonitos recortes, águas claras, estreitas faixas de areia e nenhuma música baiana. 

Já para quem busca o burburinho típico de Porto, o destino é Taperapuã, a sete quilômetros do Centro. Nas megabarracas que tomam conta do espaço tem música e paquera o dia todo, além de pistas para lambaeróbica, palcos para shows, dançarinos e humoristas. Um pouquinho antes fica a praia de Mundaí, com infra-estrutura de barracas e águas calmas que atraem famílias com crianças

Agitadas
Ao lado do Tô a Toa. Um paraíso!

A mais procurada praia de Porto Seguro é o destino perfeito para quem quer curtir a agitação da cidade à luz do dia. Enormes barracas com estrutura de restaurante - Axé Moi, Toa Toa, Vira-Sol e Barramares - disputam a atenção dos turistas com muita música, shows e lambaeróbica. A azaração rola solta entre uma apresentação e outra. Tem águas claras e bastante calmas, um alívio para quem exagerar na cerveja ou nas batidas de frutas diversas. Entre as atividades esportivas, oferece vôlei, futebol de areia e caiaque. Passeios de banana-boat acontecem diariamente.  A praia fica a sete quilômetros...

Nascer do Sol

A quatro quilômetros do centro, Mundaí é a primeira bela praia da orla em direção ao Norte. Com águas calmas e sombra de coqueiros, atrai famílias com crianças. Apesar do cenário bucólico, a presença da imensa barraca Tôa-Tôa garante o axé nas alturas, shows, lambaeróbica para todas as idades e lojinha de souvenirs. No verão, a pedida é dar uma volta de helicóptero para ver de cima toda a animação que toma conta da praia. Para fugir do burburinho, siga para a barraca That Shack, com trilha sonora à base de blues, reggae e rock.
Fim de Tarde na Praia de Itacimirim
Enviada por Bronze
Bastante extensa – quase um quilômetro – e inclinada, Itacimirim fica a 3,5 quilômetros de Porto. A estreita faixa de areia batida é tomada por animadas barracas, que além de axé-music oferecem petiscos diversos, cerveja gelada e caipirinha. Pratos típicos da região e também à base de frutos do mar são servidos nos diversos restaurantes à beira-mar. Na maré baixa, a atração fica por conta das piscinas naturais.
Sossegadas
Tarde de Verão em Porto Seguro
Enviada por Bronze
Enseada com ondas fracas e protegida por recifes, Curuípe é a praia mais próxima do Centro da cidade, a três quilômetros. Apesar da estreita faixa de areia, é muito procurada para caminhadas seguidas por refrescantes mergulhos nas águas calmas e claras. Algumas poucas barracas de praia garantem o coco gelado e o peixe frito.
Fim de Tarde em Porto Seguro - Bahia. Enviada por Bronze
Reunindo coqueiros e manguezais, Rio dos Mangues é boa para a prática de atividades esportivas como caminhadas, caiaque e ultraleve. Piscinas naturais também são formadas na praia, que fica oito quilômetros de Porto e conta com estrutura de barracas.


Lugar maravilhoso, fui por terra, mar e ar! Enviada por Rogerinho
A oferta de lanchas para passeio, bananas-boat e aluguel de caiaques na alta temporada não são capazes de tirar o sossego dos freqüentadores da praia de Ponta Grande, principalmente na maré baixa, quando são formadas piscinas naturais. Quase deserta – exceto no verão - fica a 9,5 quilômetros do Centro da cidade.
Mar de águas perfeitas
Enviada por Keise
Pequena enseada emoldurada por coqueiros, Mutá está na divisa de Porto Seguro com Santa Cruz Cabrália. Pouco frequentada e com águas mornas, calmas e transparentes, a praia é ponto de parada de escunas e embarcações que levam à Coroa Alta, um banco de corais que forma piscinas naturais na maré baixa. No verão, é possível fazer passeios de ultraleve e, durante todo o ano, de barco para os recifes da região. O local oferece estrutura de barracas.

Em Santa Cruz Cabrália
Uma praia maravilhosa
Enviada por Carlos Santos
Considerada ponto de desembarque da expedição de Pedro Álvarez Cabral quando chegou ao Brasil, Coroa Vermelha atrai turistas que chegam em busca de uma enseada tranqüila, com águas rasas e areias brancas. Cenário também da primeira missa rezada em nossas terras,concentra lojinhas de artesanato produzido pelos índios pataxós e barracas.

Vida Noturna em Porto Seguro



Calçadão reúne bares, lojas, restaurantes, barraquinhas e muito agito - Foto: Jota Freitas (Bahiatursa)
O agito noturno em Porto Seguro é dividido em duas partes. A primeira consiste em bater perna, no comecinho da noite, na Passarela do Álcool. A rua fica no Centro e é repleta de coloridas construções coloniais do século XVII que abrigam bares com música ao vivo, restaurantes, lojas e butiques. Ao anoitecer, o espaço é invadido por barraquinhas de artesanato e de batidas – entre elas, o típico Capeta, à base de vodka, guaraná em pó e leite condensado. 

Por volta da meia-noite é hora de partir para alguma festa, que não termina antes do dia clarear. Um pool, formado pelas principais casas noturnas e barracas de praia, criou uma agenda fixa com eventos todas as noites (cada noite em um lugar), de domingo a domingo. Na programação, luaus com direito a fogueiras e apresentação de axé e forró nas barracas Axé Moi, Tôa-Tôa ou Barramares; e shows nas boates Alcatraz, Transilvânia ou Ilha do Pirata. Em todos os points há sempre um ambiente reservado para a MPB. 

Caso nenhuma das duas etapas apeteça, a alternativa é seguir para “O Beco”, uma travessa no finalzinho da Passarela do Álcool. Bem mais tranqüilo e com aprazíveis bares, é o cenário perfeito para um chope ou jantar ao som de voz e violão. Ou então, atravessar o Rio Buranhém e curtir o sofisticado burburinho de Arraial d´Ajuda, com bares e restaurantes bastante transados.


Atrativos Culturais em Porto Seguro


Patrimônio Histórico Nacional desde 1973 e Patrimônio Natural da Humanidade desde 2000, Porto Seguro guarda em sua rica memória o descobrimento do Brasil. Grande parte está reunida na área batizada como Cidade Histórica, no topo de uma falésia debruçada sobre a orla. Primeiro núcleo habitacional do Brasil, o centro abriga imponentes prédios e peças valiosas do século XVI, bastante conservadas em função das restaurações para as comemorações dos 500 anos do descobrimento. A cultura indígena também é preservada na região e conduz a uma visita à Reserva da Jaqueira, possibilitando o contato direto com os costumes dos pataxós. 

Já a diversidade da vida marinha do Sul da Bahia pode ser apreciada na Ilha do Pirata, com quatro aquários suspensos ao ar livre, repletos de espécies variadas de peixes, corais e esponjas. O maior espaço, com capacidade para 220 mil litros, abriga badejos, tubarões, arraias e moréias.
Preservadas construções contam a história da colonização do Brasil. Foto: Jota Freitas (Bahiatursa)
O primeiro núcleo habitacional do Brasil fica em Porto Seguro e se concentra na área também denominada Centro Histórico. Instalado no topo de uma falésia debruçada sobre a orla, o espaço abriga imponentes prédios - destaques para o Marco do Descobrimento, trazido de Portugal por Gonçalo Coelho em 1503; a Igreja de Nossa Senhora da Pena (padroeira da cidade) com torre em louça de Macau; e a Casa de Câmara e Cadeia, que abriga o Museu de Porto Seguro, totalmente restaurado.

A Ilha dos Aquários é o cenário perfeito para quem ama os prazeres da vida e busca inesquecíveis momentos de diversão e felicidade.
Considerado um dos mais sofisticados centros de aquários da América do Sul, a Ilha dos Aquários tem quatro aquários suspensos, ao ar livre, que abrigam espécies variadas de peixes, recifes de corais e esponjas. O local abriga também orquidário, viveiro de bromélias, galeria de arte e um centro de educação ambiental. Situada na Ilha do Pacuio, no Rio Buranhém, Pirata é acessível por barcos exclusivos que partem do Terminal das Balsas.


Réplica da Nau de cabral
Enviada por Dede
Ocupando uma área de 20 mil metros quadrados, o memorial tem apenas 600 metros quadrados de área construída. O restante do espaço abriga um imenso jardim botânico com vegetação típica de restinga e uma réplica da Nau Capitânia, a embarcação que trouxe Pedro Álvares Cabral e sua tripulação ao Brasil. Descendentes de índios pataxós são os guias do local. Como chegar: pela BR-367 em direção a Santa Cruz Cabrália. O Memorial fica na Praia do Outeiro da Glória, a um quilômetro do Centro de Porto Seguro
Oca de Artesanato dos Indíos
Enviada por Jaciara Botelho
Os 827 hectares de mata nativa e as ocas espalhadas pela reserva, ainda no formato original, remetem a épocas longínquas. Engajados na proposta de desenvolvimento sustentável, os índios recebem os visitantes vestidos e pintados a caráter para apresentação de danças e rituais. Os turistas podem ainda praticar arco e flecha, adquirir artesanato confeccionado na própria tribo, fazer trilhas e degustar a culinária típica, que inclui pratos como o peixe assado na folha da patioba (espécie de palmeira). É necessário agendamento com a Associação Pataxó de Ecoturismo

Compras em Porto Seguro


Lojinhas garantem o movimento diurno na Passarela do Álcool
Foto: Jota Freitas (Bahiatursa)
Um dos maiores shoppings a céu aberto da Bahia é a Passarela do Álcool. Lojas, boutiques e barraquinhas  - montadas ao entardecer – convidam a colocar a mão no bolso e comprar lembranças para amigos e inimigos. Tem sempre alguma coisa que é “cara” de alguém. São camisetas com frases divertidas, chapéus, chaveiros, acessórios de praia, artesanato... O melhor é que não é preciso sair da praia mais cedo para fazer compras - o comércio funciona até meia-noite.

Já o artesanato típico da região, produzido pelos índios pataxós, pode ser adquirido em Santa Cruz Cabrália, na aldeia da praia de Coroa Vermelha. São dezenas de peças como gamelas de jacarandá, pau-brasil e outras madeiras de lei, além de objetos de decoração e acessórios feitos com sementes, palha, cipó, penas, bambu e argila. Os produtos são encontrados a preços acessíveis nas lojinhas simples.


Informações úteis de Porto Seguro


  • DDD 73

  • Informações Turísticas
    Secretaria Municipal de Turismo
    Av. Portugal, s/n - Passarela do Álcool
    Tel: 3288-3708/4299

  • Aeroporto Internacional de Porto Seguro 
    Estrada do Aeroporto, 1500 - Cidade Alta
    Tel: 3288-1880

  • Terminal Rodoviário de Porto Seguro
    Cidade Alta
    Tel: 3288-1039

  • Teletáxi 
    Tel: 3288-3046/3736

  • Bancos
    Banco do Brasil, Itaú, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC

FAÇA SUA RESERVA
Pousada Vila Alba - Porto Seguro Bahia, Lugar de gente Feliz...


HOME | O CONDOMINIO | ACOMODAÇÕES | RESERVAS | CADASTRO | PROMOÇÕES | CONTATOS
Todos os direitos reservados - POUSADA VILA ALBA - copyright 2009 - VILA ALBA
Pousada Vila Alba
Entre em contato conosco!
55 (73) 3679 - 1925 FIXO TIM
55 (73) 8811 - 1112 TIM

55 (73) 8875 - 0151 OI

55 (73) 9992 - 7121 VIVO

55 (73) 8137 - 3787 CLARO
INTERNET WIRELES LIBERADA